Descaso com a saúde também no SAMU

genildotvcmn@gmail.com | 10:37:00 | 0 comentários


Onde estavam as viaturas do SAMU no momento do acidente na descida da barragem? De acordo com a denúncia que a TV CMN recebeu, elas estavam baixadas (quebradas) e somente uma estava rodando para atender toda Águas Lindas de Goiás.
Logo após a TV CMN publicar a chamada informando do grave acidente acontecido na descida da barragem, uma pessoa que se identificou como sendo funcionário da Secretaria de Saúde ligou para nossa redação denunciando o DESCASO da Prefeitura de Águas Lindas de Goiás com o SAMU.




O denunciante se diz indignado ao ver só viaturas do SAMU do DF prestando socorro às vítimas do acidente, isso porque, no momento do acidente, a única viatura do SAMU de Águas Lindas que estava rodando, era uma Sprinter que foi doada pelo CBM-DF para o RESGATE MUNICIPAL, e que foi incorporada na frota do SAMU para servir como (RESERVA TÉCNICA) e que só momentos depois conseguiram consertar uma e colocaram pra rodar.

Perguntado sobre as viaturas que estavam no desfile de 7 de setembro, o denunciante disse que duas delas só foram para o desfile e na segunda-feira já foram para oficina.
Com relação ao acidente, o denunciante afirma que, se as viaturas do SAMU estivessem rodando, o atendimento as vítimas seriam bem mais rápidas do que ter aguardado as viaturas do DF.
Nossa equipe esteve na Base do SAMU, no Bairro Morada da Serra e ouviu alguns funcionários que disseram não poder responder à todas as perguntas e a princípio apenas disseram que uma viatura estava na oficina, mas não souberam explicar porque uma delas estava recolhida em uma cobertura, e a RT-01 estava com um pedaço de pau amarrado na grade da frente. Também nos foi dito que a outra estava rodando, mas com problemas no câmbio e por isso sempre tem que ser levada para oficina.
Em ligação, falamos com o Alan Kardec (coordenador do SAMU) onde negou o teor da denúncia e disse que apenas uma viatura está baixada.  Quando perguntado sobre quanto o SAMU recebe de verba do Ministério da Saúde ele disse que é R$13.000,00 por viatura e R$7.500,00 por moto, mas disse não saber como é aplicada e que essa informação só quem pode dar é o financeiro da Prefeitura.
Perguntado sobre as bases avançadas do SAMU o coordenador disse que a do Setor Santa Lúcia está desativada e que a do Shopping está funcionado sendo a que mais atende ocorrências. Questionado por não termos visto nenhuma viatura na base do Shopping, Alan disse que a viatura tem que estar sempre lá, a não ser que tenha saído para atender a uma ocorrência, mas a informação não condiz com o que apuramos: “três estavam na Base da Morada da Serra e uma na oficina”.

          COMENTÁRIO DO REPÓRTER:
A TV CMN tem recebido constantemente denúncias sobre o DESCASO com o SAMU. “Viaturas que quebram até mesmo no momento da remoção das vítimas. Viatura tendo que ser calçada com pedras por estar sem freio de mão e com a porta traseira emperrada. Uma que quebrou a suspensão no momento que ia socorrer uma vítima de acidente, e outras coisas mais. ”
Onde está sendo aplicado a VERBA FEDERAL que a Prefeitura de Águas Lindas recebe do Ministério da Saúde destinada para o SAMU?
Carlos Leal, sem papas na língua.

Reportagem do dia 26/03/2015: Clique Aqui 




Categoria: , , , , , , ,

Espalhe por aí

0 comentários