Kajuru detona mais uma vez o prefeito de Águas Lindas e chama de gestor irresponsável

Gil Silva | 16:38:00 | 0 comentários

Dando continuidade às ações do projeto Mais Brasil, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) recebeu cerca de 150 agentes públicos, entre prefeitos e técnicos educacionais do Estado de Goiás, nesta quinta-feira, 3, em Brasília.  A ação de capacitação e atendimento tem como principal objetivo auxiliar os gestores na execução dos recursos financeiros da educação, além de aprimorar o monitoramento e a prestação de contas na área. Nas últimas semanas, o FNDE realizou dois eventos dentro do mesmo projeto, um também para prefeitos, na sede da autarquia, e outro na Câmara dos Deputados, para atender assessores parlamentares.

O presidente do FNDE, Carlos Alberto Decotelli, destacou a importância da iniciativa e do engajamento dos gestores para o sucesso das políticas educacionais. “Queremos estar em contato permanente com as prefeituras, as secretarias municipais e estaduais de educação, para que possamos pensar os novos desafios, aprender juntos, fazer autocrítica e, assim, fortalecer as ações junto a esses agentes para que o dinheiro público seja utilizado da maneira correta”, afirmou.

Acompanhando os prefeitos goianos, o senador Jorge Kajuru reforçou a necessidade de alinhamento das ações locais no âmbito da educação com as ações do FNDE e do Ministério da Educação. “O FNDE, durante seus 50 anos de existência, tornou-se o principal condutor da operacionalização da política educacional no Brasil.

O senador Kajuru disse ainda que a cidade de Águas Lindas de Goiás tem mais de 50 milhões de reais destinado a educação e esse dinheiro encontra-se no Banco do Brasil. Ele disse ainda que o prefeito ou não sabe desse dinheiro ou ele é um irresponsável. (veja o vídeo abaixo).



Nesse sentido os entes federativos brasileiros encontram no Fundo uma parceria necessária para o desenvolvimento da educação básica da rede pública nos mais de 5 mil e 500 municípios espalhados pelos quatro cantos do Brasil’’, disse o senador.
Em média, 70% dos municípios brasileiros receberam novos gestores neste ano. Por isso, o mutirão organizado pelo FNDE surge com a proposta de apresentar a autarquia e suas ações, visando fomentar o devido uso dos recursos repassados e evitar a falta de conhecimento acerca das ações educacionais do Governo Federal. Além de palestras sobre os diversos programas e sistemas que compõem a estrutura do FNDE e sua atuação nos estados e municípios, os participantes tiveram acesso a atendimento individualizado para resolver pendências e esclarecer possíveis dúvidas.
PUBLICIDADE
Entre os principais assuntos abordados no evento, destacaram-se o monitoramento e execução de obras, transporte escolar, alimentação escolar, Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Plano de Ações Articuladas. Os gestores também receberam orientações quanto à operacionalização de módulos do Sistema Integrado de Monitoramento e Controle (Simec), Sistema de Prestação de Contas (SiGPC) e Sistema para habilitação de Entidades (Habilita).

Representado a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime/GO, esteve presente o Secretário de Educação do município de Rio Verde, Miguel Rodrigues Ribeiro.

Categoria: , ,

Espalhe por aí

0 comentários